Perguntas Frequentes

1º – Como faço para me tornar sócio do clube?

Para se associar é necessário ser indicado por outro sócio ou ter seu nome aprovado em reunião de diretoria além de efetuar a compra do titulo de sócio proprietário.

 

2º - Após me associar posso participar das provas e eventos do clube utilizando arma de fogo?

Não. Para utilizar armas de fogo nas dependências do clube é necessário respeitar a legislação vigente Lei Federal 10.826. Será necessário efetuar o registro de atirador desportivo no Exercito Brasileiro, comprovando idoneidade através de certidões das justiças estaduais e federais. Após a emissão do Certificado de Registro Desportivo junto ao Exercito você poderá participar de competições utilizando arma de fogo.

 

3º - Tenho uma arma registrada na Policia Federal, posso utilizá-la nos estandes do clube e competições?

Não. As armas registradas como de uso esportivo devem ser registradas e controladas pelo Exercito e seu uso se restringe a pratica desportiva. As armas registradas junto a Policia Federal são para uso de defesa. Caso deseje utilizar as armas com registro na Policia Federal para pratica esportiva deverá ser feito a transferencia do registro para o acervo de tiro desporivo.

 

4º - Sou menor de 25 anos, posso me cadastrar no Exercito como atirador desportivo?

 

Sim. Maiores de idade podem se registrar no Exercito como atirador desportivo, mas a lei 10.826 proibe a compra de arma de fogo por menores de 25 anos, nesse caso em competições as armas de fogo utilizadas por menores de 25 anos deverão ser do clube ou de um responsável legal e sob sua supervisão.

 

5º - Atiradores Desportivos tem direito ao porte de arma?

Não. Atualmente nem o Exercito nem a Policia Federal estão emitindo porte de arma de fogo para defesa para atiradores desportivos. Para deslocamentos, treinos ou competições existe o Porte de Transito emitido pelo Exercito que da direito ao transporte das armas e munições mas as mesmas não podem estar em condição de pronto uso, ou seja devem estar desmuniciadas e acondicionadas de maneira adequada.

 

6º - Armas de Pressão necessitam ser registradas e possuírem Porte de Transito para transporte?

 

As arma de pressão de calibre inferior a 6mm e por ação de mola são considerados de uso permitido não sendo necessário registro ou guia de trafego. Mas seu proprietário deve ser maior de 18 anos e estar acompanhado da Nota Fiscal.

 

As armas de pressão por ação de mola superior a 6mm ou armas por ação de Gás comprimido conhecidas como PCP de qualquer calibre são de uso restrito, sendo assim é necessário Certificado de Registro de Atirador assim como as mesmas devem ser registradas no acervo de tiro esportivo e transportadas com o devido Porte de Transito.

 

7º - Qual o endereço do site para o requerimento eletronico de GTE? Tentei fazer o requerimento eletronico para GTE e não encontrei o nº do codom do SFPC de Dourados no sistema, o que é isso?

http://www.sgte.eb.mil.br

O nº do CODOM identifica qual SFPC ira emitir a GTE, por algum problema a 4º Brigada de Cavalaria Mecanizada não foi inserida na relação de CODOMS presente no requerimento eletronico. O numero que deve ser inserido para identificar o SFPC de Dourados é 023887.

Visite nosso FaceBook
Visite nosso FaceBook